O Grupo Unitis foi criado em 1987 pelo Sensei Rui Marques, como corolário de 14 anos de prática e 9 de ensino.
Leccionando em 3 Dojos na região de Lisboa (Grupo Desportivo do Banco Totta & Açores, Centro Cultural e Social de Sto. António dos Cavaleiros e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica), Rui Marques tinha a seu cargo na altura mais de 300 praticantes, em estágios de evolução diferentes.
Cedo sentiu necessidade de uniformizar métodos e de fomentar partilhas, com o objectivo de potenciar uma maior evolução e motivação dos praticantes, pelo que se tornava inevitável a adopção de uma identidade única.
O Grupo Unitis, apesar de não ter uma existência formal, passou então a ligar através de uma designação e um símbolo todos esses atletas numa prática comum e uniforme, na qual se privilegiava o intercâmbio entre Dojos e a realização de actividades conjuntas, dentro e fora da prática.
Desde a sua criação, o Grupo Unitis já integrou ginásios como o Clube Atlético São Brás (Amadora), o Centro Social e Paroquial de Casal de Cambra, o ginásio da Escola Secundária José Cardoso Pires (Sto. António dos Cavaleiros), o Atlantis Health Club (Benfica), o Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Metro de Lisboa, o Judo Clube de Portugal, a Cooperativa de Ensino de Benfica (CEBE), a Casa do Povo de Gradil, o Grupo Desportivo Recreativo Cultural Casalinhense, a Capela de São Brás nos Moínhos da Funcheira, a União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia, a Academia Unitis na Pontinha, Janas Futebol Clube, Rancho Folclórico Podas e Vindimas – Arruda dos Vinhos, Bombeiros Voluntários de Sacavém e Phoenix Sport Center – Amadora .